Siga-Nos

Caminho

Gastronomia

A Bahia além de ser um estado privilegiado pela sua natureza, com praias e paisagens paradisíacas, por ser reconhecido no mundo pelo seu variado artesanato, também é conhecido pela culinária exótica de Salvador.

Essa gastronomia baiana, tão conhecida e elogiada, foi influenciada pela mistura das raças que colonizaram esse estado. Nela, há influência indígena, portuguesa e africana. O legítimo prato baiano leva dois ingredientes: o azeite de dendê e a pimenta. As receitas são sempre picantes, coloridas e aromáticas. Antigamente, os pratos eram feitos como oferendas para os santos, costume trazido à Bahia pelos africanos.

Cultura

A Bahia tem uma cultura muito diversificada dentro do Brasil. Também tem um belíssimo acervo muito rico de obras arquitetônicas e religiosas em Salvador. Tem as mais típicas manifestações culturais populares, assim como a música, cujo gênero musical é o Axé, que surgiu por volta dos anos 80, nas manifestações populares do carnaval de Salvador, cuja sua mistura é o maracatu, frevo, reggae, forró e calipso. O termo “Axé” vem da saudação religiosa do Candomblé e Umbanda, que quer dizer energia positiva.

A dança também provém dos negros africanos, praticada no “samba de roda”, denominada capoeira, com seus movimentos ágeis, que mexe o corpo todo, mistura de dança e de luta.

A melhor época para ir à Bahia é o inverno. A Bahia pode ser visitada na maior parte do ano. Evite as estações mais chuvosas, que são diferentes segundo a região.

Janeiro, Fevereiro e março

As festas religiosas ocorrem durante todo o ano, mas as comemorações mais tradicionais, como a de festa Santa Bárbara, a festa de Iemanjá e a Lavagem do Bonfim, ocorrem entre dezembro e o primeiro trimestre do ano. Dessas, a mais famosa é a Lavagem do Senhor do Bonfim, em que as baianas são seguidas pelo povo em cortejo, se munem de água de cheiro e lavam as escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim.

Abril a Outubro

A Chapada Diamantina é muito procurada em tempos de férias escolares. A melhor época para visitá-la é de abril a outubro; a estação chuvosa vai de novembro a março.Quem procura calma deve se programar para a baixa temporada, lembrando que, na Bahia, junho é um mês especial, em que os adeptos dos festejos juninos lotam os hotéis.

Julho a novembro

Para desfrutar a região de Abrolhos, a melhor época para mergulhos é o verão, quando o mar é calmo e a água, transparente. As baleias são visíveis nesse trecho do litoral baiano de julho a novembro, mas em outubro e novembro, meses de muito vento, se o mar estiver “mexido” as excursões não saem. Quando venta demais, nem mesmo os pescadores se arriscam.

Dezembro

O Réveillon é outra época em que a cidade recebe muitos turistas. A virada do ano em Salvador é a mais procurada entre as cidades do nordeste brasileiro. Os festejos ocorrem em vários pontos da orla soteropolitana, mas o destaque fica por conta da queima de fogos e dos shows que acontecem na praia do Farol da Barra.