Siga-Nos

Caminho

Gastronomia 

A culinária característica da ilha dá as caras nos restaurantes instalados no centro da ilha. Lagosta, polvo, macaxeira, frutas tropicais e até tubarões entram no cardápio, mas o prato principal de Noronha é o peixe enrolado na folha de bananeira.

Cultura

Fernando de Noronha tem uma paisagem cênica, reservando algumas das maiores belezas da América do Sul e do mundo. O arquipélago pernambucano é o destino dos sonhos de muitas pessoas, principalmente quem curte praias paradisíacas e intocadas. Além da abundância natural, o distrito é repleto de história, já que, graças à sua localização estratégica, teve grande importância durante o período colonial. Até os dias de hoje, é possível conhecer um pouco mais dessa época por meio das suas construções seculares e museus.

A formação de 21 ilhas, ilhotas e rochedos foram originadas, há milhares de anos, a partir de um vulcão que existia no local. Segundo registros históricos, o destino, que foi a primeira Capitania Hereditária do Brasil, foi avistado pela primeira vez entre os anos 1500 e 1502. Por conta disso, há muita história para ser contada. Quem quiser descobrir mais sobre o passado de uma das melhores ilhas do mundo pode ir ao Memorial Noronhense. O museu, reaberto em 2013, foi resultado de mais de 39 anos de pesquisa da historiadora Marieta Borges.

Paisagens naturais

Os santuários são recompensados com praias belíssimas de águas quentes, calmas e repletas de golfinhos e tartarugas marinhas. Tantas belezas naturais assim transformam Noronha em um dos melhores destinos de mergulho do mundo.

Ao mesmo tempo, o arquipélago oferece paisagens únicas e muita aventura. Mergulho, flutuação e trekking são algumas das opções que o visitante tem para entrar em contato com a natureza ao mesmo tempo em que pratica esporte e se diverte.

Abril a agosto

A estação chuvosa,é caracterizada por chuvas rápidas e nesse período a vegetação da ilha ganha mais vida, formando-se também algumas cachoeiras.

Setembro e Outubro

O arquipélago pode ser visitado o ano todo, já que a temperatura é estável, entre 25e 30°C. Entretanto, para a maioria dos turistas, os melhores meses são setembro e outubro, quando o mar está calminho e chove bem pouco por lá. Para chegar até a areia, provavelmente você subirá em um buggy ou fará uma caminhada por uma trilha (algumas curtas, outras bem cansativas). Coloque uma garrafa de água na mochila, calce as papetes e comprove que vale a pena abrir mão do conforto para este contato privilegiado com a natureza.